por Elizabeth Oliveira e Lorena Souza

O evento que todos os anos traz as conhecidas competições de Canoa Havaiana, Polo Aquático, Mountainbike e  Trilha, esse ano conta com mais uma novidade não só para Brasília mas para o Brasil: o SwimRun. O esporte é uma vertente das corridas de aventura, e foi criado a partir de um desafio entre amigos em uma mesa de bar, onde o guardanapo era o mapa de Estocolmo. Eles decidiram fazer um desafio para ver quem chegava de uma cidade a outra, percorrendo 75km pelo arquipélago de Estocolmo realizando as atividades (esportes) corrida em trilha e natação.

Repost do perfil @cerradoadventure:

Exatamente, nadar e correr, mas a diferença, como explica Lico 44, um dos organizadores da modalidade no #dma2018, é justamente não ter a conhecida área de transição (onde os atletas trocam de equipamentos) do Triatlo e Aquatlo, por exemplo “o atleta cria sua estratégia para levar todo equipamento necessário do começo ao fim do percurso. As modalidades se intercalam mais de uma vez! Nessa edição do SwinRunBrasil serão 5 etapas de corrida e 4 de natação cada uma com distância distinta”, explica.

A escolha, segundo Marquinho Cerrado, outro organizador do evento, foi justamente pelo fato da Capital ser vitrine de esportes para o País. “A gente já estava estudando essa possibilidade (de trazer para o Brasil) e essa foi a oportunidade perfeita para apresentar essa modalidade, exatamente porque já teremos uma estrutura e público para assistir e acompanhar”.

Nessa primeira fase de adaptação do esporte, sobretudo, os principais atletas da cidade foram convidados pelo Cerrado Adventure e OsKalunga a participar do evento que ocorrerá no Dia Mundial da Água, próximo 18/03, com largada prevista para 10h, às margens da Orla.

A iniciativa não é apenas uma comemoração para o Dia Mundial da Água, mas também um convite “para a população e mostrar que é possível nadar no lago. Que a água é limpa e  perfeita para prática de esportes”, encoraja Marquinho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *