O Movimento #ocupeolago é um coletivo apartidário, sem fins lucrativos, que tem por finalidade promover o uso seguro e sustentável do Lago Paranoá realizando, de forma colaborativa, diversas iniciativas em prol da Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá, com destaque para o Lago Paranoá, seus afluentes e usuários. As ações realizadas visam:

• promover o equilíbrio socioambiental do Lago Paranoá e de sua bacia hidrográfica;
• promover a segurança em atividades desenvolvidas no Lago Paranoá;
• incentivar o uso e a acessibilidade do Lago Paranoá;
• reduzir o assoreamento do Lago Paranoá.

O #ocupeolago surgiu com a proposta de realizar uma grande concertação de indivíduos e instituições do terceiro setor, empresas e poder público, em evento no dia 22 de março de 2014, Dia Mundial da Água.

Naquela ocasião, o uso da rede social possibilitou a agregação de diferentes atores interessados na promoção do uso seguro e sustentável do Lago Paranoá.

Dia Internacional da Água 2014 – Resultados

• Retirada de 22.5 toneladas de resíduos do espelho e fundo do Lago Paranoá.

• Realização de 10 atividades simultâneas (imagem 5) em diversos pontos do Lago Paranoá (espelho d’água e orla), como aula e prática de canoagem, natação em águas abertas, standup paddle (SUP), aquatlon, canoagem, corrida, mergulho, canoa havaiana, coleta de resíduos e sensibilização ambiental, entre outras;

• Participação de mais de 1.000 voluntários nas atividades realizadas pelo Movimento e seus parceiros;

• Utilização de 3 aeronaves na captação de imagens aéreas, fruto de uma parceria com a Associação dos Pilotos de Ultraleve de Brasília;

• Realização de um abraço coletivo no meio do Lago Paranoá com a presença de mais de 110 praticantes de diferentes esportes, como canoagem, standup paddle (SUP) e canoa havaiana.

Dia Internacional da Água 2015 – Resultados

À exemplo do que ocorreu em 2014, neste ano realizamos 12 atividades simultâneas em diversos pontos da orla do Lago Paranoá, em parceria com os apoiadores, sob a coordenação do Movimento #ocupeolago.

As atividades aconteceram no dia 22/03/2015 (domingo), das 8h às 12h, nos diferentes locais, tendo em comum:

• Prática Esportiva Segura: descontos na locação de equipamentos esportivos; oficinas esportivas, como as de Stand Up Paddle (SUP), Canoagem e Canoa Havaiana; treinos e aulões, como os de Funcional, Triathlon, Corrida e Mergulho.

• Sensibilização Ambiental: coleta, triagem e destinação dos resíduos coletados dentro e fora d´água (8.5 toneladas); entrega de sacos de lixo; entrega de cartilhas de uso seguro e consciente do Lago e dos recursos hídricos.

• Entretenimento Consciente: feira de troca; música, arte e cultura com o mote da sustentabilidade; alimentos orgânicos; gincanas e dinâmicas.

Ao final das atividades matutinas todos seguiram para um grande ato em defesa do Lago, representado por um abraço coletivo ao Lago ao som de uma banda local, que ocorreu próximo à Ponte Juscelino Kubitschek, importante cartão postal da cidade.

 

Mergulhadores em ação
Coleta subaquática é uma das atividades de suma importância nos eventos de conscientização e preservação do Lago Paranoá.”